1. Calcula o orçamento de cada uma das famílias.
NOTA: Utiliza o ficheiro no Google Drive, e no final posta no blogue o link de partilha do ficheiro.
2. Determina os coeficientes orçamentais das quatro famílias para cada classe de despesa. (No ficheiro) Valores percentuais | Coeficiente orçamental ALVES | Coeficiente orçamental BRITO | Coeficiente orçamental CUNHA | Coeficiente orçamental DAMÁSIO |
Alimentação e bebidas | 50% | 36% | 24% | 15% |
Vestuário e calçado | 16% | 9% | 9% | 9% |
Renda de casa, água e luz | 20% | 19% | 19% | 15% |
Transportes e comunicações | 10% | 14% | 20% | 26% |
Lazer, cultura e gastos diversos | 4% | 22% | 28% | 35% |
Total/Soma de controlo | 100% | 100% | 100% | 100% |
3. Representa graficamente as despesas percentuais das famílias nas diversas rubricas de despesa. (No ficheiro)
.
4. Verifica como a interpretação do quadro te conduz à Lei de Engel
A lei verifica-se quando comparamos os gastos da família Alves com a família Damásio, ou seja, a família Alves gasta 50% do seu rendimento em alimentação e bebidas e apenas 4% em lazer, enquanto a família Damásio gasta mais em lazer do que em alimentação e bebidas porque tem um rendimento maior, como diz a lei de Engel
5. Partindo das Despesas de consumo final das famílias por tipo de bens e serviços (Ficheiro de ajuda), constrói um gráfico semelhante ao acima apresentado, para o período 1995-2022.
6. Analisa o gráfico que construíste no ponto anterior.
Ao analisar o gráfico vemos que as categorias onde as famílias ao longo dos anos em média investem mais dinheiro são:
1º Produtos alimentares e bebidas não alcoólicas
2º Habitação, água, eletricidade, gás e outros combustíveis
3º Transportes
4º Restaurantes e serviços de alojamento
Pelo contrario onde é gasto menos dinheiro é na categoria dos serviços de educação
As restantes categorias estão mais ou menos ao mesmo nível de gastos.
7. Refere como o consumo varia com os seguintes factores
a) Estrutura etária dos agregados familiares;
A dimensão e a composição dos agregados familiares influencia diretamente os seus gastos, por exemplo uma família com filhos dependentes apresenta um maior nível de gastos diferenciados (alimentação e educação). No caso de uma família mais idosa as despesas com a saúde e manutenção da habitação tornam-se mais relevantes.
b) Estilos de vida (v.g. fast-food, consumos lights, desportos radicais, consumos com consciência ambiental);
Uma família com um estilo de vida mais ativo e de "rua" tende a gastar mais dinheiro com transportes e o tipo de comida que consome.
c) Moda;
A moda cria a necessidade no consumidor de permanente busca por aquilo que é mais atual, levando-o a aumentar os seus gastos
d) Publicidade;
A publicidade pretende divulgar um produto, serviço ou marca para promover a sua comercialização, despertando no consumidor a sua atenção
e) Cultura
Os gastos com a cultura podem estar relacionados com os hábitos de cada família com as suas crenças e estilo de vida
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